13.4.11

Rádio Energia

Em Abril de 1991, Lisboa conheceu a NRJ - Rádio Energia. Numa frequência hoje ocupada pela Mega Hits, a Rádio Energia foi a rádio que me acompanhou desde o final do primeiro ano da faculdade, com as as directas para fazer os trabalhos e quase em sintonia acabou quando acabei o curso de Arquitectura em 1996. Foram horas em casa, no primeiro emprego, no 29 para Algés a ouvir nos walkmans a Rádio Energia.

Energia 1991

Não havia mp3, nem internet, nem telemóveis. A música vinha da rádio, era gravada da emissão em cassetes ou então comprava alguns CDs. Foi durante a epóca da Rádio Energia que eu mais comprei CD’s. Aos módicos preços de 3.200$00. Foi assim que encontrei algumas raridades que se ouviam na Energia e nunca mais ouvi em lado nenhum.

A Rádio Energia apareceu numa altura interessante. Foi quase com o rebentar do Grunge, o rock estava em grande uma vez que a era do glam rock estava a finalizar e começavam a aparecer bandas com uma postura mais rock comercial.

Ugly Kid Joe, Billy Brag, The Farm, James, Alice in Chains, Nirvana, Faith No More, Bjork, Aerosmith, The Black Crowes, Shamen, Eddie Money, Pearl Jam, U2, Gus ‘n’ Roses são alguns dos muitos nomes que passaram nos 92,4 de Lisboa. Uns já vinham de trás, outros apareceram e desapareceram no momento e outros ainda que apareceram na altura e que perduram até hoje.

Para mim, a melhor música, é a dos anos 90. Hoje até se pode chamar de Classic Rock, mas é o melhor rock que foi feito nas últimas décadas. Se os anos 70 são do disco, os 80 do pop, os 90 do rock serão. Desde então o rock perdeu-se, sendo neste momento muito mais alternativo, o que não signifique que seja bom. Os 90 trouxeram rock, contestação, uma geração que tinha música que a identificava. Pelo menos eu identifico-me.

Agora 20 anos depois, a Radio Energia vai voltar por três dias apenas. Como festejos do seu vigésimo aniversário. Está aqui http://www.facebook.com/radioenergia2.0 e eu estou animadíssimo e curioso de como vai soar 20 anos. Os mesmos locutores, as mesmas múscias, os mesmos programas, tudo condensado em 3 dias. Vai ser um fim de semana cheio de energia.

Sem comentários: