27.6.11

week-end à Paris

Este fim de semana foi um pouco de ronha.
Sábado sai de manhã para fazer umas compras nos saldos que começaram a 22 de junho.

Rue de Rivoli

Rue de Rivoli e ao fim de 15 minutos era a loucura. E nao comprei nada. O primeiro fim de semana de saldos as lojas abrem sábado e domingo e nas galerias Lafayette o controle de entradas é grande que o fluxo é demasiado para a capacidade do espaço.

Hôtel de Vile

Fui até ao Hôtel de Ville onde na praça em frente foi instalado um jardim efémero. Espaço agradavel.

Hôtel de Vile

Depois só voltei a sair ao fim do dia.
Fui até aos lados da Notre Dame. Segui para a Île Saint-Louis, uma das duas ilhas naturais do Sena para ir comer o melhor gelado de Paris ao Le Flore en L’ilê. Nao se será o melhor mas era bem bom. Sentado no cais junto ao rio, ali fiquei um bocado. Seguir caminho, pela Boulevard de Saint-Germain, chegar ao Les Deux Magots. Por este café passaram Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre, Ernest Hemingway, Albert Camus e Pablo Picasso. Inicialmente eram uma loja de lingerie de seda numa rua perto e que após uns anos se estabeleceu no local onde se encontra o café. A loja mais tarde deu lugar ao café que actualmente é muito visitado por turistas. Depois foi seguir até Montparnasse pela Rue de Rennes e completar os 3,5km da caminhada.

No domingo também só sai ao fim do dia. Esteve muito calor, pelo que andar ao sol alguns quilometros não é a minha ideia de uma tarde bem passada.

Assim, perto da hora de jantar resolvi dar uma volta.
Há lusco fusco até perto das 22h30 pelo que fui até perto do Louvre beber uma cerveja no Café Blanc.

Café Blanc Paris

Um espaço com um visual caracteristico de Paris, numa zona calma. Segui pela rue Saint-Honoré que vai ligar à Rue des Halles e no fim à Rue de Rivoli. Entretanto entre ruas mais pequenas e algumas escadarias, sai no Quai de L’Hôtel de Ville, com destino à Galerie 88, um pequeno mas muito interessante restaurante onde jantei.

Galerie 88 

Sendo já tarde, deu ainda para tirar uma foto ao pôr-do-sol no Sena sobre a Pont Louis-Philipe, perto da 22h25 para finalizar os 2,8km do passeio.

Pont Louis-Philipe

21.6.11

fete de la musique

O dia 21 de Junho é a festa da Música. Por todo o lado há musica, concertos, eventos…

Fête de la Musique

Na Rue Cler, as esplanadas de alguns cafés estão na rua e nas zonas de esplanadas bandas amadoras tocam. E é assim um pouco por todo o lado…

20.6.11

11.6.11

O dia em que perdi o avião

Hoje perdi o avião.

Algum dia tinha de ser a primeira vez. Depois da troca dos meses junho/julho nos voos para Barcelona, hoje cheguei tarde ao check in.

A realidade é que sempre cheguei em cima da hora do fecho. E vinha no autocarro a pensar, João Gomes, um dia destes entalaste. Nem foi mais longe. Quando cheguei a Orly, eram praticamente 7h da manhã. Claro que a senhora que tinha 12 caixotes para levar não ajudou quer quando entrou, tendo esperado 10 minutos para tratar dos assuntos quer na saída que tive de esperar pois como primeiro a entrar no autocarro, fui o ultimo a ver a sua bagagem.

Seguir para o check-in e... Evacuado! Militares e policías por todo o lado. A partir do balcão de check-in até ao meio da rua... Entretanto vejo movimento do outro lado da barricada. Há pessoal nos balcões de check-in finais. Sair e dar a grande volta para contornar o aparato. Ao chegar lá os balcões de check-in do 110 em diante estão abertos. E tenho tanta sorte que em vez de ser no 81-83 é no 121-123. Ou seja estava fechado porque já passavam 5 minutos da hora... Bem, nada a fazer.

Agarrar e comprar um bilhete para Lisboa. TAP Orly-Lisboa, 438€... 400?!?!
Bem, resolvi procurar alternativas. E encontrei. TAP Orly-Porto com escala... Escala. Que remédio. Depois apanho o Alfa... Mas escala aonde? Em Lisboa. Ah, entao o voo é Orly-Lisboa-Porto? Fico em Lisboa. E o preço? 168€?! Entâo o raio do voo é à mesma hora do voo para Lisboa e custa 3 vezes mais?!
Vai se lá perceber. Mas comprei...

Entretanto, à entrada do avião lembro-me que as malas vão para o Porto. Aterrando em Lisboa elas seguem e eu fico.
Chego ao balcão de transfers, tenho de ir aos perdidos e achados e duas horas de espera. Chego aos perdidos e achados são apenas 45 minutos. No fim ficou por menos de 20m...

E depois foi seguir para o Magoito e churrascada...