30.4.11

Samedi, 30 de Avril

Hoje é Sábado. E como tal, a escola é aqui de frente para a janela do quarto e acordei com o o toque de entrada. E estando acordado, tá arrumar os que ainda não tinha arrumado. Depois vamos dar uma volta.

Foram 5,5km. Sai da Rue d’auteuil e seguir pela Rue Michel-Ange, Avenue Mozart e depois Rue de Passy. A meio desta rua existe uma enorme esplanada que dá para o Marché de Passy que parece que tem pastéis de bacalhau. Embora acertei mesmo na hora em que estava fechado. Entre as 13h e as 15h. Seguindo A rue l’annonciacion, temos uma pequena e pedonal rua comercial, com todo o tipo de lojas. Desde uma loja de design com algumas peças interessantes à loja que vende broa de milho, pão de centeio e o belo papo-sêco. Tinha pasteis de nata, bolos de arroz, bolas de Berlim, tigeladas e também Chouriços e farinheiras. E bacalhau!

paris_301104

Como a intenção era ir para a zona do Trocadéro, atravessei o Passy Plaza para voltar À Rue de Passy. Segui pela Boulevard Delessert onde se faz a vénia :-) ao pequeno monumento de Luís de Camões, na Avenue de Camöens que na realidade é uma escadaria. Seguiu-se o Jardins du Trocadéro e passagem pelo Palais de Chaillot onde havia alguma actividade reenvidicativa. Manisfestações pró Líbia libertada e um jovem, quiça sobrinho do Kadhafi em Erasmus manifestando-se pró regime. :-)

E com isto estava já na hora de comer qualquer coisa. E seguindo a Avenue du Président Wilson chegamos ao Palais de Tokyo e Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris. No primeiro pode-se comer qualquer coisa vegetariana. No segundo também se come uma bela sobremesa. Tudo na esplanada com vista para o Sena e para a Tour Eiffel. Depois foi seguir para Place de l'Alma para “desmoer” o almoço.

29.4.11

Dia 1

Estou instalado e está a começar o dia. Vamos lá ler legislação francesa para abrir as pestanas. Faz parte. Arquitectos a nivel de legislação são piores que os advogados. Há papel para ler que nunca mais acaba. Descobri que se constroi diferente e pior. Mas o conceito de casa é diferente.

Agora, irritante irritante é o teclado! O M está onde está o Ç, o Q e o A estão trocados. O W está algures não sei aonde. A @, a acentuação não se encontra, os números por definição dão sinais! Confuso…

Olq co,o estqs? é o equivalente a Olá como estás? Lindo não é?! NOT… Aliás No!

Rue Cler

A vantagem de chegar a uma quinta-feira é que amanhã é Sábado :-)

28.4.11

Paris

Cheguei. Demorou 3h30 para sair do aeroporto, com os cumprimentos da TAp e depois foi sempre a andar. Estou instalado, portátil a funcionar, net a bombar e mala desfeita. Agora é hora de dormir que amanhã é outro dia.

27.4.11

Menos de 24 horas...

Faltam menos de 24 horas para embarcar nesta nova experiência. Nervoso, ainda não, mas todos os momentos penso vai ser a última vez que faço isto nos próximos dias… Logo, a noite é que é capaz de ser agitada. É de esperar :-)

Entretanto estou a pensar em mudar o nome disto para gomezzz no país das baguetes ou do Ratatúi…

Rõsti de queijo e cebola com Caril de espinafres com couve-flor

 Rõsti de queijo e cebola com Caril de espinafres com couve-flor

1 couve-flor média
6 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de garam masala
1 colher de chá de açafrão-da-índia
2 dentes de alho, esmagados
2 cebolas
1 malagueta verde, às tiras
500 g de espinafres
5 colheres de sopa de caldo de legumes
1 colher de sopa de coentros, picados
900 g de batatas
50 g de queijo gruyère, ralado
2 colheres de sopa de salsa, picada
1 colher de sopa de azeite
25 g de manteiga
sal e pimenta

Corte a couve-flor em pequenos florículos. Aqueça o óleo numa caçarola funda à prova de calor. Junte as sementes de mostarda e cozinhe até começarem a estalar. Adicione as especiarias restantes, o alho, a cebola cortada às rodelas e a malagueta e cozinhe, mexendo constantemente, durante 2-3 minutos. Junte a couve-flor, os espinafres, o caldo de legumes, os coentros picados e o tempero e cozinhe em lume brando durante 15 minutos até a couve-flor estar tenra. Destape a caçarola e deixe ferver durante 1 minuto até os sucos engrossarem. Transfira para um prato de servir aquecido.

Escalde as batatas numa panela com água a ferver com pouco sal durante 10 minutos e deixe arrefecer. Descasque as batatas e rale-as grosseiramente com um ralador. Coloque a batata ralada numa grande tigela. Junte a cebola, o queijo e a salsa. Tempere bem com sal e pimenta. Divida a mistura de batata em 4 porções de igual tamanho e forme bolos. Aqueça metade do azeite e da manteiga numa frigideira e frite 2 dos bolos de batata em lume forte durante 1 minuto, reduzindo depois o lume e cozinhando-os durante 5 minutos até ficarem dourados por baixo. Vire-os e cozinhe durante mais 5 minutos. Repita o procedimento com a outra metade do azeite e da manteiga e frite os 2 bolos restantes. Transfira para os prato pratos e servindo de imediato.

http://www.receitasvegetarianas.net

26.4.11

Contagem decrescente

Estou em contagem de crescente. Vou embora, apesar de de voltar de 15 em 15 dias, está complicado. As saudades marcam território. E ainda não foi…

Para o mix de saudades com o brilho do novo mundo e a curiosidade (com alguma apreensão também) de como ficarei por lá. Em Paris. Vamos ver… Está quase…

20.4.11

Taça de Portugal

Estive lá. Pensei que a devolução de 1.600 bilhetes por parte do Porto era premonição de que o Benfica acabaria por passar a eleminatória.

slbxfcp_210411

O Benfica entrou atrás e o Porto muito à frente e uma boa parte da primeira parte pareceu que nenhuma das equipas estava a tentar mudar o resultado. Mas a meio a coisa começou a correr melhor, sendo que o Benfica até pressionou mais.

A segunda parte, o porto foi um cilindro. Foi melhor, muito melhor. Aliás, a época mostra isso. E Jorge Jesus não soube, opinião minha, efectuar as substituições na altura ideal. Sofrer três golos em 10 minutos e fazer a última alteração menos de 5 minutos antes do final do jogo não foi boa solução.

Tivemos a hipotese de ganhar a Taça, uma vez que o segundo finalista é mais forte e fomos morrer na praia.

18.4.11

Rádio Energia 2.0

A Rádio Energia faz 20 anos e às 00h de hoje finalizou a sua emissão. Desde as 7h da manhã de sexta-feira, 17 de Abril até ao final do dia 19 de Abril, houve novamente energia em Lisboa.

energia_11

Gostei. Gostei muito. Vibrei. Ouvi músicas que não ouvia há muitos anos e senti que a rádio que temos não trás a música que agora tem menos de 41 anos gostava de ouvir na altura. Star Fm, M80, nostalgia… Nenhuma delas identifica com uma hora sequer de programação os jovens dos anos 90.

É extraordinário como é que uma frequência produziu nomes tão grandes na rádio nacional e na TV. Em 91 os locutores da Energia, era pessoal com 25 anos, jovens que tinham a diferença de trabalhar na rádio para jovens como ele. 20 anos depois estão espalhados por diversos canais de rádio e televisão. Foi uma fornada brilhante…

Bem de volta à emissão… Desta vez foi no 105,4 de Cascais, frequência emprestada para a realização da festa. Teve brancas, mas como ouvi nalgumas entrevistas, há pessoal que não fazia rádio há 15 anos. Na altura havia cartuxos e cd’s a meter. Agora está tudo condensado num ecrã de computador. :-) Mas isso fez parte da festa também. Gostei de dois dias de música dos 90 que trouxe memórias bestiais.

Se hoje a rádio energia poderia existir? Podia. Se era a mesma coisa? Não. Tal como para esta Rádio Energia 2.0 apareceu o Facebook, o Twitter, a emissão online, as ligações directas via telemóvel, a Rádio Energia com os anos adaptar-se-ia aos tempos modernos. Para quem hoje está perto dos 40, a rádio energia já serviria. A música seria diferente, a postura também. A emissão de domingo já foi diferente…

Foram 3 dias cheios de energia. Gostei imenso.

14.4.11

Carne de Alguidar com Migas de Brócolos

Carne de Alguidar com Migas de Brócolos

750 gr carne de porco aos cubos
4 dentes alho
2 c. sopa azeite
1 c. sopa margarina
2 dl vinho branco
2 1/2 c. sopa massa pimentão
1 folha de louro

Num alguidar colocam-se os cubos de carne com os alhos picados, a massa de pimentão, a folha de louro, o vinho branco. Envolve-se bem e fica a marinar por 20 minutos. Coza depois os broculos em água temperada de sal ou ao vapor. Leve uma frigideira ao lume com azeite e aloure a cebola cortada em meias luas e 2 dentes de alho picadinhos. Assim que a cebola começar a ficar translúcida, acrescente a broa previamente esfarelada e deixe envolver bem na mistura de azeite, alho e cebola. Acrescente depois os floretes de brócolos previamente cozidos e mexa bem. Acrescente também um pouco de água da cozedura dos brócolos para as migas ficarem mais consistentes. Rectifique de sal e pimenta e reserve. Enquanto prepara as migas, prepare também a carne. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e a margarina. Quando as gorduras estiverem quentes junta-se a carne escorrida e deixa-se cozinhar até ficar dourada em todos os lados. Depois junta-se a marinada da carne e deixa-se cozinhar, em lume brando, mexendo de vez em quando até que a carne fique macia. Polvilha-se de salsa picada e acompanhe com as migas.

http://paracozinhar.blogspot.com e http://pt.petitchef.com

13.4.11

Rádio Energia

Em Abril de 1991, Lisboa conheceu a NRJ - Rádio Energia. Numa frequência hoje ocupada pela Mega Hits, a Rádio Energia foi a rádio que me acompanhou desde o final do primeiro ano da faculdade, com as as directas para fazer os trabalhos e quase em sintonia acabou quando acabei o curso de Arquitectura em 1996. Foram horas em casa, no primeiro emprego, no 29 para Algés a ouvir nos walkmans a Rádio Energia.

Energia 1991

Não havia mp3, nem internet, nem telemóveis. A música vinha da rádio, era gravada da emissão em cassetes ou então comprava alguns CDs. Foi durante a epóca da Rádio Energia que eu mais comprei CD’s. Aos módicos preços de 3.200$00. Foi assim que encontrei algumas raridades que se ouviam na Energia e nunca mais ouvi em lado nenhum.

A Rádio Energia apareceu numa altura interessante. Foi quase com o rebentar do Grunge, o rock estava em grande uma vez que a era do glam rock estava a finalizar e começavam a aparecer bandas com uma postura mais rock comercial.

Ugly Kid Joe, Billy Brag, The Farm, James, Alice in Chains, Nirvana, Faith No More, Bjork, Aerosmith, The Black Crowes, Shamen, Eddie Money, Pearl Jam, U2, Gus ‘n’ Roses são alguns dos muitos nomes que passaram nos 92,4 de Lisboa. Uns já vinham de trás, outros apareceram e desapareceram no momento e outros ainda que apareceram na altura e que perduram até hoje.

Para mim, a melhor música, é a dos anos 90. Hoje até se pode chamar de Classic Rock, mas é o melhor rock que foi feito nas últimas décadas. Se os anos 70 são do disco, os 80 do pop, os 90 do rock serão. Desde então o rock perdeu-se, sendo neste momento muito mais alternativo, o que não signifique que seja bom. Os 90 trouxeram rock, contestação, uma geração que tinha música que a identificava. Pelo menos eu identifico-me.

Agora 20 anos depois, a Radio Energia vai voltar por três dias apenas. Como festejos do seu vigésimo aniversário. Está aqui http://www.facebook.com/radioenergia2.0 e eu estou animadíssimo e curioso de como vai soar 20 anos. Os mesmos locutores, as mesmas múscias, os mesmos programas, tudo condensado em 3 dias. Vai ser um fim de semana cheio de energia.

7.4.11

Benfica x PSV Eindhoven

Fui à bola.

slb x psv_070411

Desde há umas semanas tenho ido a todos os jogos. A coisa corre bem. Bem, quer dizer, tem altos e baixos. E depois de 18 jogos sem perder ficou a sensação no ar que embora, o campeonato fosse tender para o lado do Porto, a toalha não ia ao chão tão rapidamente. Mas enganei-me...

O Benfica perdeu campeonato em casa contra o Porto, quando poderia ter feito melhor. Hoje o Benfica ganhou ao PSV por 4-1 para redimir do que fez no fim de semana.

Há problemas na equipa. Quando jogadores chave estão legionados ou castigados, a equipa não tem consistência. E o Roberto não ajuda. Aliás, além dos pontos perdidos por questões de má análise de jogadas por parte dos arbitros no inicio da época, umn guarda-redes que não dá a tranquilidade necessária à equipa não pode existir. E isso aconteceu no inicio, aconteceu no Porto e o golo do PSV foi mais uma vez por culpa dele.

Mas com um resultado de 4-1, a eliminatória está quase ganha...

Já agora, excelente resultado do Porto e do Braga. Foi um bela quinta-feira europeia.

4.4.11

A continuação…

Foi há precisamente 9 meses que parei de escrever aqui. Por o Facebook ganhou outra notoriedade. Por manter tanto tempo um blog também custa. Por que nem sempre apetece escrever.

Mas porque os blogues não caíram de moda frente aos Twitters nem aos Facebooks, resolvi voltar aqui...

Entretanto, em 9 meses nada realmente mudou. Apenas a crise é maior... O Porto é campeão... E na Liga Europa, as equipas de Portuguesas estão a dar cartas... Ah, e o FMI...  De resto, o dia-a-dia mantêm-se. Umas vez mais ocupado, outras nem por isso.

Agora, volto porque, não querendo repetir o que fica no Facebook e duas linhas, tenho mais para dizer muitas vezes e que não o faço. Por isso, vamos embora...